Secretaria de Cultura divulga atividades do segundo semestre

Casa Jorge Amado
JBO

Com o objetivo de fomentar ainda mais as políticas e atividades do setor, a Secretaria de Cultura de Ilhéus (Secult) divulgou o calendário de ações para os próximos seis meses. Segundo informações do titular da pasta, Paulo Atto, a programação contempla eventos desenvolvidos nas áreas de teatro, literatura, capacitação e estímulo à leitura, entre outros.

No período de 11 a 18 de agosto, reunindo uma série de esquetes - pequenas peças ou cenas dramáticas - de rua e atividades variadas de sarau literário, a Secult realizará o Projeto Literário “Caravana Canto das Letras”, desenvolvido em parceira com o Ministério da Cultura (MinC) e com a Biblioteca Nacional. Nos meses de julho, agosto e setembro, a programação contemplará a oferta de três cursos vinculados aos legados sociais da Secopa/Uneb: “Gestão Pública”, “Interpretação de Patrimônio” e “Gestão Empreendedora para Artesãos”.

O Programa “Rodas de Leitura” será realizado em parceria com a Fundação Brasil Campeão, de São Paulo, neste mês de julho, com a capacitação acontecendo de agosto a outubro, e o encerramento e a avaliação, a partir de dezembro. Outro destaque da programação é o Festival Latino-Americano de Teatro, evento que contará, no período de 3 a 8 de setembro, com a apresentação de espetáculos variados, sendo dois estrangeiros, dois nacionais e dois locais. O calendário também abre espaço para o Festival de Teatro Infantil, que acontecerá durante todo o mês de outubro, com oficinas e espetáculos, e o Mês da Consciência Negra, em novembro, com a promoção de diversos eventos, entre eles o I Seminário Municipal da Juventude Negra.

PPA - Além do calendário de atividades para este segundo semestre, o secretário Paulo Atto ressalta a importância da elaboração do Plano Plurianual (PPA), instrumento que norteará as políticas públicas da cultura local para os próximos quatro anos (2014-2017). Ele informa que o documento será discutido durante a Conferência Municipal de Cultura, prevista para acontecer no próximo dia 16 de julho. “A proposta é que o PPA seja um instrumento de mediação entre a gestão e o planejamento do setor, na medida em que consiga articular as políticas públicas e viabilizar o diálogo franco com a sociedade e com os governos Estadual e Federal. Tudo isso tornará possível a captação    de recursos e a ampliação das realizações governamentais”, comenta.

Formular as políticas governamentais, preservar a memória e proteger o patrimônio cultural do município são as principais missões da Secretaria de Cultura de Ilhéus (Secult), criada pelo prefeito Jabes Ribeiro no último mês de abril, através da Lei 3.655/13. Na visão de Paulo Atto, a criação da Secult já está sendo fundamental para que o governo municipal consiga imprimir mais agilidade ao processo de formulação das políticas públicas voltadas para o setor. “Além de fomentar as artes, a secretaria também tem a missão de preservar a memória popular, proteger o patrimônio cultural e trabalhar com diversos outros temas e assuntos ligados à cultura”, reitera o secretário.